terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Vida após a Morte?

As discussões sobre vida após a morte sempre são polêmicas e geram divergências de crenças e opiniões, mas por um lado prático, o que podemos enxergar após a morte? Tratando-se do corpo e seu destino, cemitérios estão abarrotados de caixões sob túmulos, exceto se o corpo for cremado, virando cinzas, sem nenhuma utilidade. Mas um projeto conceitual de designer italianos propõe que o destino dos defuntos seja virar adubo para árvores. Isso mesmo! Você poderia inclusive escolher em qual árvore adubar na morte.

A cápsula, de material biodegradável, seria completa dos restos humanos que serviriam de nutrientes diretamente levados as raízes da árvore. 



Tecnicamente o corpo seria decomposto como funciona com restos de alimentos que são aglomerados e misturados a materiais orgânicos e terra, que resultam na compostagem ou adubo para plantas e demais. Simples, eficiente e sustentável. Além de não necessitar de caixões e outros acessórios pós morte, este conceito evita que os materiais e líquidos liberados pela decomposição se esvaírem pelo sistema freático e contaminem os lençóis de água. O vídeo está em inglês mas é possível entender o processo de funcionamento da Capsula Mundi, mais uma inovação da mente humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário